top of page

Laços de Amor: Voluntários revitalizam sala para acolhimento de pais de recém-nascidos

  • associacaolenoirva
  • 5 de jun.
  • 3 min de leitura

Atualizado: 6 de jun.

Cerca de 60 famílias viabilizaram a realização do projeto
Cerca de 60 famílias viabilizaram a realização do projeto

Foi realizada na tarde desta quarta-feira, 4 de junho, a entrega oficial da nova sala de acolhimento destinada a pais de recém-nascidos internados nas unidades neonatais do Hospital Regional do Oeste (HRO). O espaço foi revitalizado por meio de uma parceria entre a Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira e a Loja 25 de Agosto, dentro do programa “Laços de Amor: Fortalecendo Mães e Pais de Neonatos”.


O evento contou com a presença de representantes da direção e colaboradores do hospital, da Loja, voluntários e fornecedores que tornaram o projeto possível. Durante a entrega, foi destacado o compromisso das instituições com a humanização do atendimento hospitalar.


A revitalização da sala foi viabilizada com recursos das famílias da Loja 25 de Agosto, que investiu o valor de R$ 56.133,39 para o projeto arquitetônico, mão de obra, mobiliário e ambientação. O resultado é um ambiente acolhedor e confortável para os pais que enfrentam a difícil rotina de ter um filho internado na UTI Neonatal e precisam de um lugar para ficar durante esse período.


A coordenadora da UTI Neonatal, UCINCo e UCINCa, Rosangela Rosa, destaca que o foco é a humanização e acolhimento no cuidado com as famílias. “O projeto surgiu da necessidade de oferecer suporte psicossocial aos pais em um dos momentos mais delicados da jornada da maternidade e paternidade. A proposta é criar uma rede de acolhimento e cuidado que promova saúde mental, suporte emocional e espiritual, além de fortalecer os laços familiares”, destaca. 


O presidente da Loja 25 de Agosto, Arcilio João Piva comenta que o grupo conta com cerca de 60 famílias que sempre praticam a filantropia de forma pontual e agora têm o desejo de tornar esse apoio mais estruturado e contínuo, criando ações com impacto duradouro. “Eu acho que este é o lugar certo para a gente fazer isso, pois sabemos que não tem só o peso do trabalho, mas também o peso da emoção das pessoas que passam por aqui, a maior parte delas em estado bastante delicado. E quem já passou sabe o quão significante é a presença das pessoas que auxiliam”, destaca.


ACOLHIMENTO 

Novo espaço vai proporcionar acolhimento e conforto aos pais que acompanham os bebês
Novo espaço vai proporcionar acolhimento e conforto aos pais que acompanham os bebês

Além da entrega do novo espaço, o programa contempla também o projeto “Acolhimento Mães da Neonatologia”, que prevê visitas às unidades neonatais, com escuta qualificada, apoio emocional, incentivo ao aleitamento materno e fortalecimento do vínculo mãe-bebê. A iniciativa é coordenada pela Loja em parceria com os serviços de Psicologia Hospitalar e Serviço Social do HRO.


O Coordenador do Serviço de Psicologia do HRO, Uesley Soccol, destaca que o setor foi incluído no projeto com o propósito de oferecer acolhimento emocional às mães que vivenciam o período de internação de seus filhos na UTI Neonatal.


A proposta é ir além do suporte físico, criando um espaço de escuta, expressão de sentimentos e cuidado emocional. “Diante das dificuldades que essas famílias enfrentam por estar vivenciando esse momento tão delicado da vida, o projeto de acolhimento vai realizar algumas intervenções muito significativas, que com certeza vão trazer resultados para essas mães, onde elas vão poder expressar todo o sentimento, toda a angústia, toda a vivência, todos os desafios, todos os ganhos nesse espaço de muito fruto, de muito acolhimento e de muito amor”, finaliza. 


A ALVF e o HRO estão sempre de portas abertas e valorizam grandemente exemplos de solidariedade e empatia que transformam a vida de quem procura atendimento no hospital. Quer ser voluntário ou apresentar algum projeto? Entre em contato com setor de Captação de Recursos pelo telefone ou WhatsApp 3321-6512.


 
 
 

Comentários


bottom of page