Lavanderia do HRO processa mais de 2,5 toneladas de peças todos os dias
- associacaolenoirva
- 10 de jun.
- 2 min de leitura

No Hospital Regional do Oeste (HRO), cada detalhe importa. E muito do cuidado que chega até os pacientes começa em setores como a lavanderia.
Todos os dias, 48 colaboradores dedicam seu trabalho para garantir que cada peça de enxoval e cada uniforme esteja pronto para acolher pacientes e profissionais com conforto e segurança. “Tudo que você vê no hospital em relação a enxoval e hotelaria passa pelas nossas mãos. A gente tem uma equipe grande, temos 3 costureiras que fazem reparos e também a confecção de todas as peças”, destaca a Supervisora da Lavanderia do Hospital Regional do Oeste, Ana Fátima Salles de Ataíde.
O resultado são mais de 80 toneladas de roupas lavadas por mês. Só em 2024, foram mais de 1 milhão de kg ao longo do ano. E para dar conta de toda essa demanda, as equipes trabalham 24h por dia, divididas em quatro turnos, sendo 17 funcionários por turno durante o dia, e seis por turno à noite.
A rotina começa na área de triagem, na qual equipes bem protegidas recolhem os enxovais que passaram pelos quartos, centros cirúrgicos e diversas áreas do hospital.
Após a coleta, cada peça é separada, pesada e direcionada para um processo de lavagem específico, que vai desde roupas leves até enxovais pesados e cobertores.
O cuidado em cada etapa é essencial, passando por um processo rigoroso que envolve segurança, atenção e muita responsabilidade. “Aqui, eu sou a supervisora para assumir coisas que eles não resolvem. Mas na minha ausência, já que faço 8 horas e eles ficam aqui nos plantões, os funcionários tomam conta da casa”, destaca Ana.
Depois de lavadas, as peças chegam à área limpa, onde o carinho continua: cada dobra, cada uniforme entregue, tudo é feito com dedicação e agilidade. "Na lavanderia, sabemos que cada peça limpa faz parte do cuidado com o paciente. É gratificante saber que o nosso trabalho contribui para salvar vidas", afirma a supervisora.
Da área limpa, as peças vão para 35 postos de entrega, de onde são levadas para os quartos, centros cirúrgicos e vestiários, chegando a cada um que vai utilizar os itens.
E não para por aí. A equipe de costura cria, repara e personaliza os uniformes e enxovais, fazendo até mesmo a serigrafia das peças com a marca do hospital. Além disso, atende também outras instituições parceiras.
A lavanderia é parte fundamental para o funcionamento do gigante da saúde. E, mais do que um trabalho, é visto pela equipe como um espaço que promove o cuidado com os pacientes. “Tenho um amor, um carinho especial, adoro o que eu faço. Digo sempre para os meus colaboradores que nós somos o coração do hospital. Então a gente procura fazer toda a nossa rotina com muito cuidado e dedicação para entregar um serviço de qualidade para o nosso cliente, que é o nosso maior bem”, finaliza a supervisora.



Comentários