Nesta quinta-feira (25), o Hospital Regional do Oeste (HRO) recebeu a visita dos presidentes da Associação de Hospitais de Estado de Santa Catarina (AHESC) e da Federação de Hospitais e Entidades Filantrópicas de Santa Catarina (FHESC), Maurício José Souto-Maior e Irmã Neusa Lucio Luiz, respectivamente, acompanhados do Diretor Executivo das duas entidades, Alciomar Antonio Marin. O encontro teve como objetivo compartilhar informações, experiências e visitar as instalações do HRO.
As entidades buscam a aproximação para fortalecer, envolver e engajar as instituições de saúde de Santa Catarina, incentivando um trabalho conjunto para a melhoria dos serviços prestados à população. Essa aproximação inclui visitas para compreender as realidades das instituições associadas, apresentar o trabalho das entidades, identificar necessidades e ajudar na busca de soluções, projetos e parcerias que contribuam para resolver essas necessidades.
Com diversos projetos e programas, as entidades buscam contribuir em áreas como gestão administrativa, oferecendo treinamentos, capacitações e assessorias com entidades parceiras. Além disso, procuram benefícios e negociações em defesa dos interesses dos associados. Durante a visita ao hospital, os representantes destacaram a importância do estreitamento das relações, visando fortalecer a comunidade e impactar positivamente todas as frentes de atendimento à saúde no estado.
Atuação da AHESC e FHESC
A atuação das entidades é significativa na prestação de serviços de saúde em Santa Catarina. Ambas buscam sinergia entre os hospitais catarinenses para parcerias em projetos e ações, sempre visando a melhoria dos serviços de saúde. Confira alguns dados:
- Santa Catarina conta atualmente com 233 hospitais, dos quais 146 são filantrópicos (83 associados à AHESC e FHESC, incluindo o HRO).
- 119 hospitais particulares também são associados.
O HRO é associado das entidades e é administrado pela Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF), que opera como prestadora de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e se dedica à filantropia em todas as suas formas, sendo uma entidade sem fins lucrativos comprometida com a excelência na gestão. O HRO atende uma área que abrange mais de 130 municípios e 1,5 milhão de pessoas no Oeste e Meio Oeste de Santa Catarina. A ALFV considera importante ter a comunidade regional envolvida, pois o hospital pertence à comunidade e o engajamento é essencial para a manutenção do HRO.
Comments