top of page

Ação incentiva amamentação e apoio a lactantes no HRO

  • associacaolenoirva
  • 6 de ago.
  • 3 min de leitura
Profissionais da saúde, mães com bebês internados e doadoras de leite participaram da roda de conversa
Profissionais da saúde, mães com bebês internados e doadoras de leite participaram da roda de conversa

O Banco de Leite Humano do Hospital Regional do Oeste (HRO) realizou nesta terça-feira (5) o DIA D, com a roda de conversa “Amamentar é um ato de amor e saúde”.

O encontro, em alusão ao Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização e incentivo ao aleitamento materno, reuniu profissionais da saúde, mães com bebês internados e doadoras de leite, no auditório do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão do HRO.


A programação integrou a Semana Mundial de Aleitamento Materno, de 1º a 7 de agosto, e incluiu sorteio de brindes e coffee break, além de um ambiente acolhedor para troca de experiências, esclarecimento de dúvidas e incentivo à amamentação exclusiva até os seis meses de vida e sua continuidade até os dois anos ou mais.


A enfermeira do Banco de Leite do HRO, Ana Carla Lermen revela que o evento foi pensado com o objetivo conscientizar sobre os benefícios do aleitamento materno para a saúde do bebê e da mãe. “Esse dia foi pensado com muito amor e carinho por toda a equipe do Banco de Leite e Maternidade para promover e apoiar a questão da amamentação, que é algo tão importante. Digamos que o leite é o padrão ouro na alimentação do bebê, não há nada melhor do que o leite materno”, destaca. 


Ana reforça que os efeitos da amamentação são para a vida toda, indo muito além dos primeiros meses de vida. “A gente vai ver benefícios lá na frente: diminuindo diabetes, hipertensão, colesterol, desenvolvendo o sistema nervoso central do bebê. Bebês que mamam no peito mais do que seis meses se tornam adultos mais inteligentes”, afirma.


A mãe de primeira viagem Lilian Pisaia Castilho, de 30 anos, entende a importância da amamentação e além de alimentar a pequena Isis Tereza, de 5 meses, exclusivamente com o leite materno, ela também compartilha o alimento padrão ouro com outros bebês. Desde que a rotina com a filha se estabeleceu, ela passou a ser doadora do Banco de Leite Humano do HRO. “Sinto muita gratidão. Quando a gente drena o leite em casa e armazena para trazer, é sempre com muito amor. A intenção que a gente coloca nesse leite é saúde para essas crianças que estão usufruindo desse alimento tão rico e necessário”, revela.


Durante todo o mês de agosto serão realizadas atividades nos setores com as equipes, sensibilizando sobre Agosto Dourado e amamentação. O Banco de Leite e a Maternidade, assim como outros pontos do hospital, recebem decoração dourada, fotos dos bebês e suas mães.


TRABALHO DIÁRIO

Para além do mês de agosto, o HRO conta com um trabalho permanente com foco no incentivo à amamentação e no suporte das mães e gestantes diariamente. “Realizamos a orientação às gestantes, puérperas e familiares na maternidade e também o atendimento no banco de leite humano, fornecendo orientações claras, tranquilizadoras e qualificadas no período em que seus bebês seguem internados. Também auxiliamos e orientamos a população externa sobre amamentação, dificuldades e a doação de leite materno”, comenta a enfermeira.


O HRO possui o título de Hospital Amigo da Criança, estabelecido pela OMS e UNICEF, e visa transformar as práticas hospitalares para otimizar o atendimento à mãe e ao bebê, com foco especial na amamentação.

 
 
 

Comentários


bottom of page