ALVF e CMDPI realizam assinatura de convênio para repasse de mais de R$ 190 mil para o HRO
- associacaolenoirva
- 14 de jul.
- 2 min de leitura

Foi realizada nesta segunda-feira (14) a Assinatura de Convênio entre a Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Chapecó (CMDPI).
O ato, que contou com a presença do Secretário da Família e Proteção Social, Valter Luciano Huning e do diretor do Hospital Regional do Oeste, Franklin Bloedorn, firmou a autorização para a ALVF/HRO receber o recurso arrecadado por meio do fundo para o Projeto Assistência, Humanização e Inclusão da Pessoa Idosa no Hospital Regional do Oeste.
O valor repassado será de R$ 190.595,00, que serão utilizados para garantir a aquisição, instalação e operacionalização de equipamentos e veículos essenciais para o cuidado da pessoa idosa no Serviço de Urgência/Emergência e nas Unidades de Terapia Intensiva, promovendo a capacitação da equipe de saúde para o uso eficiente desses recursos, de modo a melhorar a qualidade do atendimento, a agilidade no transporte e o bem-estar dos pacientes idosos.
Com o recurso, será possível comprar três carros maca avançados, equipados com tecnologia de radiotransparente, para uso da pessoa idosa no Serviço de Urgência/Emergência; um ventilador pulmonar microprocessado, para uso nas Unidades de Terapia Intensiva e três tablets com suporte para fixação no leito, que poderão ser utilizados por idosos internados nas UTIs.
Marli Cerutti, do setor de Captação de Recursos do HRO, destaca que os recursos são de grande relevância para colaborar na melhoria do atendimento dos idosos na instituição e demonstram o compromisso entre as instituições. "A assinatura do termo que viabiliza o projeto representa a consolidação de uma parceria de longa data com o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Proteção Social e Família e do CMDPI. A dedicação dos profissionais dessas instituições ao Hospital Regional do Oeste reafirma o compromisso conjunto com a qualidade e a humanização do atendimento médico-hospitalar voltado à população idosa", afirma.
Huning enfatiza a importância da parceria entre a Prefeitura e o HRO, destacando que iniciativas como essa permitem ao poder público ampliar sua capacidade de atendimento por meio de projetos eficientes e bem estruturados. A atuação conjunta também permite manter recursos no próprio município, garantindo benefícios concretos para a população de Chapecó e de toda a região. "São equipamentos necessários, que vão facilitar a vida do profissional que está cuidando e melhorar a qualidade do atendimento ao idoso que será atendido aqui no Hospital Regional", reforça.
Atendimento ao idoso no HRO
Em 2024, o Hospital Regional do Oeste registrou 10.157 atendimentos a pessoas idosas no setor de Urgência e Emergência. Desses, 6.913 foram pacientes residentes em Chapecó, o que corresponde a aproximadamente 68% do total. Já nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), o número de atendimentos a idosos chegou a 536, sendo 248 provenientes do município, o que representa 46% dos atendimentos nessa área.
No primeiro trimestre de 2025, os números parciais mantêm uma tendência semelhante. No setor de Urgência e Emergência, foram realizados 2.496 atendimentos a pessoas idosas, com 1.701 pacientes de Chapecó, representando cerca de 68% do total. Já nas UTIs, foram contabilizados 180 atendimentos a idosos, dos quais 91 eram do município, correspondendo a 50% dos casos.



Comentários