top of page

HRO terá caso clínico de destaque apresentado em Congresso Brasileiro de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista

  • associacaolenoirva
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura

Procedimento realizado no Hospital Regional do Oeste demonstrou excelência técnica e estrutural no tratamento de lesão coronariana complexa

 

Foto ilustrativa - procedimento realizado na estrutura da sala de Hemodinâmica do Hospital Regional do Oeste
Foto ilustrativa - procedimento realizado na estrutura da sala de Hemodinâmica do Hospital Regional do Oeste

Entre os dias 2 e 4 de julho, em Porto Alegre (RS), será realizado o Congresso Brasileiro de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista 2025, um dos principais eventos da área no Brasil. E o Hospital Regional do Oeste (HRO) estará representado com a apresentação de um caso clínico de alta complexidade, conduzido pelo Dr. Guilherme Luiz de Melo Bernardi, cardiologista intervencionista do hospital.


O trabalho intitulado "Rota-Shock-DCB Strategy no tratamento de reestenose muito tardia intra-Stent: ICP com abordagem multimodal em lesão estenótica de difícil expansão" foi aceito pela comissão científica do congresso e será apresentado como exemplo de inovação, precisão técnica e efetividade no tratamento de doenças cardíacas isquêmicas.


O caso envolveu um paciente de 75 anos, com histórico de angina, caracterizada por dor torácica. O paciente, com diagnóstico de três artérias coronárias com estreitamentos severos, sendo que uma delas era uma reestenose calcificada em uma prótese vascular implantada há 19 anos, o que dificultava sua dilatação por métodos convencionais.


Diante da complexidade, a equipe da Hemodinâmica do HRO adotou uma estratégia inovadora, combinando três técnicas no mesmo procedimento: Aterectomia rotacional; Litotripsia intravascular e Balão farmacológico. 


Dr. Guilherme Luiz de Melo Bernardi, cardiologista intervencionista do Hospital Regional do Oeste.
Dr. Guilherme Luiz de Melo Bernardi, cardiologista intervencionista do Hospital Regional do Oeste.

De acordo com Bernardi, o paciente teve excelente recuperação, sem novos sintomas de angina e, um ano após o procedimento, os exames de controle mostraram que os resultados se mantiveram perfeitos. “O que fez toda a diferença? A gente tem a estrutura física para isso, a nossa equipe de médicos, enfermeiros e técnicos, a disponibilidade da sala de hemodinâmica do HRO, que é um equipamento ultramoderno e a possibilidade de ter uma UTI para esse paciente fazer a recuperação”, destaca o Dr. Guilherme.


Além da expertise dos profissionais, o caso também reforça a importância das parcerias estratégicas do HRO com fornecedores, que garantem o acesso a materiais sofisticados e sob demanda, viabilizando procedimentos de ponta mesmo fora dos grandes centros urbanos.


A apresentação do caso no Congresso SBHCI 2025 é um marco que coloca o HRO em evidência no cenário nacional da cardiologia intervencionista, demonstrando o avanço regional na oferta de tratamentos de alta complexidade com qualidade e resolutividade. “Este caso é uma vitrine para a excelência da Cardiologia que a gente está exercendo no Hospital Regional do Oeste”, comemora Bernardi.


 
 
 

Comments


bottom of page