top of page

HRO realiza palestra sobre câncer infantil e projeto de ampliação da Oncologia Pediátrica

  • associacaolenoirva
  • há 2 dias
  • 3 min de leitura

Na noite de terça-feira, 10, o Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) do Hospital Regional do Oeste foi palco de um evento de conscientização sobre o câncer infantil, com o objetivo de entender o câncer infantil, conhecer quem cuida e saber como apoiar e ampliar o cuidado oncopediátrico. O evento, em alusão ao Dia Internacional do Câncer Infantil, celebrado em 15 de fevereiro, também contou com transmissão ao vivo.


A oncologista pediátrica Dra Isabela Maran apresentou a palestra “Câncer Infantil: informação, sinais de alerta e diagnóstico precoce”. A médica trouxe dados importantes, como a estimativa de cura de 70 a 80% dos casos de câncer infantil, a depender do hospital onde a criança fará tratamento. Em hospitais com serviços especializados, como é o caso do HRO, a estimativa de cura é bastante alta. Ainda assim, a médica ressalta que, apesar do câncer infantil representar apenas 3% dos casos totais da doença, tem taxa de incidência pequena, mas com consequências bastante significativas. Por isso, pais e responsáveis precisam estar atentos a sintomas como febre persistente, perda de peso sem explicação, histórico de hematomas e sangramentos, dor de cabeça com alteração do equilíbrio, alteração visual ou vômitos, mancha branca nos olhos, surgimento de ínguas acompanhadas de falta de ar ou cansaço e queixa de dor nas pernas associada a outros sintomas.


Na segunda palestra da noite, com o tema “O papel do Hospital Regional do Oeste no cuidado oncopediátrico” a enfermeira Claudia Baumbach, responsável pelo setor de Oncologia Pediátrica do HRO, contou como funcionam os cuidados, apresentou dados e equipe do setor. Hoje, cerca de 40 crianças estão em tratamento ativo na Oncologia Pediátrica do HRO, e contam com acompanhamento de uma equipe multiprofissional. Claudia também destacou que o setor é referência e atende 133 municípios do estado, por isso, além de profissionais dedicados, um espaço criado pensando nas necessidades dos pacientes, se torna fundamental para garantir que, mesmo em tratamento, as crianças tenham uma vida leve, onde possam brincar, interagir e estudar, tornando o período de tratamento - que costuma ser longo - em dias marcados também por bons momentos. 



Além das palestras, um momento de grande emoção: a entrega do cheque simbólico de 814 mil reais, realizada pela Fundação de Lions Clubs Internacional à Associação Lenoir Vargas Ferreira (ALVF), gestora do HRO. O valor corresponde ao Projeto de Subsídio para o Câncer Infantil para Ampliação do Setor de Oncologia Pediátrica do Hospital Regional do Oeste, que tem valor total aproximado de 1 milhão e 200 mil reais. Os 400 mil reais necessários para completar o valor do projeto, estão sendo arrecadados por meio de contrapartida, e toda e qualquer pessoa ou empresa pode ajudar fazendo uma doação.


A Governadora do Distrito LD-8 do Lions Clube, Janice Martini Muller, destacou a importância da união entre entidades e empresas em prol de uma causa tão nobre e ressaltou que o câncer infantil é um dos pilares trabalhados na Fundação, por meio de subsídios para projetos que oferecem auxílio para crianças e família afetadas pelo câncer infantil. “Hoje em visita, quando conhecemos o setor da Oncologia Pediátrica do HRO, vimos que o que existe aqui é mais que uma pintura, uma poltrona confortável, em cada cantinho vimos o coração, a alma, o sentimento, o amor impregnado em todas as ações. E é nisso que nós acreditamos, em não apenas atender, mas humanizar esse ambiente, acolher, dar o melhor para que quem está passando por um momento de sofrimento, se sinta confortado”. 


Sobre o projeto

Proposto pelo Lions Clube Internacional, com apoio da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF), gestora do HRO, e Núcleo de Voluntárias Formigas do Bem - SACH, Rede Feminina de Combate ao Câncer, ABP Engenharia e Project Arquitetura e Interiores, o projeto prevê a construção de um espaço para que as crianças em tratamento possam ter melhor qualidade de vida durante sua internação. 


O novo ambiente terá 219m2 de área total construída, contando com área terapêutica, área de apoio, classe hospitalar para continuidade escolar, copa e apoio às famílias, dentre outros espaços, todos com arquitetura humanizada. 


Diversas empresas e entidades já estão apoiando o projeto, como é o caso do Sicoob MaxiCrédito, que já garantiu uma doação para a contrapartida. Tanto empresas quanto pessoas físicas podem ajudar doando qualquer valor via pix. A chave é projetos@lionsld8.org.br. Para mais informações, entrar em contato com Marli Cerutti Machado, coordenadora do projeto, pelo telefone (49) 99951 4858.

 
 
 
bottom of page