O Hospital Regional do Oeste (HRO), administrado pela Associação Lenoir Vargas Ferreira (ALVF), está com um projeto para captação de recursos que fará uma sala de convivência, no setor da Oncologia do hospital, ficar mais acolhedora para todos os pacientes que utilizam o espaço. O local atual conta apenas com um aparelho de TV e algumas poltronas. A sala irá atender pacientes que ficam internados para realizar os procedimentos oncológicos.
No ano passado foi realizado o projeto arquitetônico, oferecido de forma gratuita, pela arquiteta Joana Cerutti Machado, da empresa i+2 Arquitetura. Com o projeto finalizado o momento é de arrecadação dos valores para execução das reformas. Para ajudar você contribuir enviando qualquer valor para a conta do projeto, pela chave PIX: jardim@hro.org.br (Agência: 258 - Banco Sicredi / Conta: 34693-3).
Você pode fazer a diferença
A paciente da Oncologia, Enedina Maria Possoni, frequenta o hospital com certa frequência e quer um espaço mais apropriado. “Faz um tempo que eu venho aqui, as enfermeiras, todas são gente boa, tratam sempre muito bem e eu concordo com a ampliação desse espaço, porque viemos aqui ficamos três dias e é cansativo, então podemos vir aqui, tomar um sol, jogar um baralho com os amigos, eu acho uma boa ideia e um bom investimento”, relata.
Já o paciente Gilmar, conta que também vem ao hospital a cada 14 dias para ficar internado por três dias, e que essa situação vai acontecer por um período da sua vida. “Aqui as pessoas são gente boa, as enfermeiras bem queridas. Conversando com o pessoal daqui e com os outros pacientes foi pensado em fazer um jardim na sala de convivência, com deck para que o pessoal que está internado possa sair, pegar sol, um ar diferente, dá para colocar uma mesa para baralho também, ficaria ótimo. Se conseguir uma verba e fazer isso acontecer aqui no hospital, o pessoal iria ficar muito feliz”, comentou.
A colaboradora do HRO, a técnica de enfermagem Beatriz Santi, que atua no setor da oncologia, conta que a sala seria uma conquista importante para os pacientes, pois tem casos que ficam até dois meses internados, dessa maneira eles terão um espaço aconchegante para ficar neste período e ela reforça a importância do projeto ser executado o mais rápido possível. “Atualmente tem uma parte aberta que precisa ser fechada, precisamos de um espaço para jogos, devido ao tempo que eles ficam aqui. Precisamos que a estrutura seja reformada, que tenha tomadas, queremos também que tenha uma área verde, porque eles precisam olhar o sol, o tempo lá fora, conversar, fazer grupos, isso é muito importante para a melhora deles, precisamos ter um ambiente agradável, acessível, pois não é fácil ficar aqui no hospital por semanas, sem os familiares, por isso precisamos oferecer um espaço confortável para todos.” comenta a profissional.
Ajude o HRO a tornar esse sonho realidade para todos os pacientes oncológicos.
Para saber mais ou tirar suas dúvidas, entre em contato com o setor de captação de recursos: (49) 3321-6512.
Acompanhe alguns dados sobre o setor de oncologia
O setor de oncologia do HRO conta com quatro serviços: ambulatório de quimioterapia, unidade de tratamento de câncer de pele, radioterapia e oncologia pediátrica, acompanhe os dados de cada um:
O ambulatório de quimioterapia tem em média 260 novos pacientes mensalmente e realiza cerca de 1800 consultas médicas. Se tratando de tratamentos, o setor realiza mensalmente cerca de 1060 sessões e 2300 diluições de quimioterapia. O setor conta também com uma equipe multiprofissional - enfermagem, psicologia, nutrição, fonoaudiologia, serviço social e fisioterapia - e que realiza cerca de 450 atendimentos por mês. Procedimentos cirúrgicos o setor realiza cerca de 250 por mês.
Já a unidade de tratamento de câncer de pele conta com 120 novos pacientes, 340 consultas e 155 pequenos procedimentos de pele. A radioterapia tem cerca de 88 pacientes novos, realiza 1550 sessões de radioterapia e 30 sessões de braquiterapia mensalmente. Já a oncologia pediátrica tem por mês sete novos pacientes e realiza 140 consultas e 35 atendimentos odontopediatria e 150 sessões de quimioterapia.
Comments