A Associação Lenoir Vargas Ferreira (ALVF) confirmou sua continuidade na gestão do Hospital Regional do Oeste (HRO), conforme extrato de contrato publicado no Diário Oficial (Ed. 22.250, de 22/04/2024). O contrato destaca a prestação de serviços de assistência à saúde para atendimento ambulatorial e internações hospitalares aos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS, no período de 01/05/2024 a 31/12/2024.
A decisão foi respaldada por uma consultoria externa do Hospital Santo Antônio, de Blumenau (SC), que elogiou a ALVF por seus valores de transparência, honestidade e excelência de gestão. A equipe técnica do Hospital Santo Antônio, contratada pelo Governo do Estado, iniciará agora em maio a implementação de estratégias para promover ações corretivas visando a otimização dos recursos, melhoria dos processos e consequentemente, dos serviços prestados. A direção do hospital já está trabalhando na implementação das recomendações apresentadas, em um processo que se estenderá a médio e longo prazo.
É importante ressaltar que o contrato, anteriormente firmado com o município, passou para a Secretaria de Estado da Saúde. A saúde é bipartite e tripartite, mas a questão contratual e a organização, referente à segurança jurídica desses contratos, serão acompanhados pela SES e também pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, uma vez que se tratam de prédios públicos cedidos às instituições filantrópicas.
A consultoria realizada nos meses de fevereiro e março deste ano foi conduzida nas dependências do Hospital Regional do Oeste. A equipe analisou a infraestrutura, serviços, atendimentos, procedimentos, recursos humanos, equipamentos, fluxos de processos, pontos fortes e fracos da unidade. O objetivo é alcançar uma qualidade assistencial, com gerenciamento dos custos e melhoria dos processos institucionais.
O HRO, que atualmente possui 306 leitos, atende cerca de 93% pelo Sistema Único de Saúde e realizou 209.661 atendimentos em 2023. A instituição conta com uma ampla estrutura e grande potencial de crescimento e desenvolvimento de novos serviços em saúde. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulta apresenta excelente desempenho e é classificada com Alta Conformidade pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), segundo relatórios publicados nos últimos anos. Além disso, o serviço oncológico, quimioterápico e radioterápico oferece espaços amplos, modernos e humanizados.
A ALVF passa por um novo momento com a eleição da nova Executiva para o biênio 2024-2025, ocorrida em fevereiro passado. A principal mudança na estrutura da Diretoria foi a criação de quatro vice-presidências, substituindo a única vice-presidência existente até então. Mauro Damo foi eleito Presidente da Diretoria Executiva, e Douglas Braun assumiu como Secretário. Essa nova Diretoria tem mandato até 1º de outubro de 2025 e as novas vice-presidências se dividem em: Gestão e Qualidade; Administração e Finanças; Gestão de Apoio e Infraestrutura; e Gestão Estratégica.
Dessa forma, a ALVF reforça seu compromisso com a transparência e a eficiência na gestão de suas entidades, visando sempre a excelência no atendimento e na prestação de serviços de saúde à comunidade. A nova Diretoria Executiva assume o desafio de dar continuidade ao trabalho desenvolvido e ampliar os serviços de acordo com os apontamentos feitos no Diagnóstico Situacional, buscando sempre aprimorar os processos e promover o bem-estar dos pacientes e colaboradores.
A Associação Lenoir Vargas Ferreira é uma organização sem fins lucrativos que administra o HRO e o HNSS. O HRO é referência em alta complexidade para o grande Oeste de Santa Catarina, enquanto o HNSS atende a população de Coronel Freitas e região.
A continuidade da ALVF na gestão do Hospital Regional do Oeste reforça a qualidade do trabalho desenvolvido enquanto administração e a capacidade da associação em manter os padrões elevados de atendimento e na busca constante por inovação e excelência na área da saúde. A parceria continuará beneficiando a comunidade local e contribuindo para o avanço do setor hospitalar na região.
Comentários