top of page

Oncologista do HRO, Emeline Moreira fala sobre Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Mama

associacaolenoirva
Emeline Moreira (CRM/SC 25301), oncologista do HRO

O mês de outubro é um lembrete para o amor próprio e os cuidados para a prevenção do câncer de mama. E para tirar todas as dúvidas sobre a prevenção, diagnóstico e tratamento dessa que é uma das doenças que mais afetam as mulheres no Brasil, conversamos com uma das oncologistas do HRO, Emeline Moreira (CRM/SC 25301). 


A médica reforça a importância da prevenção por meio de um estilo de vida saudável, da detecção precoce de alterações pré-malignas e fala sobre opções de tratamento disponíveis na instituição. 


No HRO, as pacientes com diagnóstico de câncer de mama recebem atendimento humanizado, por uma equipe multidisciplinar que garante o acompanhamento integral, oferecendo suporte não apenas clínico, mas também emocional.

"O diagnóstico precoce salva vidas", Emeline Moreira - oncologista do HRO.
 

Confira a entrevista:


-  Existem maneiras de prevenir o câncer de mama?

Sim, podemos prevenir o câncer de mama de duas formas:

  1.  A primeira é adotando um estilo de vida saudável, que inclui praticar regularmente atividades físicas, evitar a exposição a substâncias cancerígenas, como o cigarro, e ter uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes. Também é importante a vacinação contra doenças associadas ao câncer, como o HPV e o vírus da Hepatite.

  2. A segunda forma de prevenção é através da detecção precoce de alterações pré-malignas, que, se não diagnosticadas, podem evoluir para câncer. Nesse contexto, entram exames de rastreio, como a colonoscopia e o exame preventivo do colo do útero (Papanicolau).


- Há questões genéticas ou de predisposição que podem ser monitoradas com antecedência?

Embora quase 90% dos casos de câncer estejam associados a causas externas, como as mudanças provocadas no meio ambiente pelo ser humano e a hábitos e comportamentos que podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer, algumas pessoas nascem com predisposição genética para desenvolver a doença. Portanto, devemos ficar atentos a casos de câncer que se repetem na família, câncer em pessoas jovens e casos de tumores raros (como câncer de mama em homens). Esses pacientes devem sempre passar por uma avaliação genética.


- Qual a importância de um diagnóstico precoce e de que maneira pode ser feito o acompanhamento para tal?

O diagnóstico precoce salva vidas. Descobrir o câncer em estágios iniciais aumenta significativamente as chances de cura e reduz a probabilidade de tratamentos complementares mais agressivos, como a quimioterapia. Quanto maior o tumor e mais avançado ele estiver, mais complexos serão os tratamentos e, infelizmente, maiores as chances de recidiva da doença. O diagnóstico precoce pode ser feito através de exames de imagem, que, se alterados, indicarão a necessidade de uma avaliação complementar com biópsia. Esses exames podem ser solicitados como rastreio em pacientes sem sintomas ou para investigar queixas trazidas pelo paciente em consulta médica. Alguns dos exames realizados rotineiramente incluem mamografia, Papanicolau e colonoscopia.


- A partir do diagnóstico, como é feito o atendimento das pacientes aqui no HRO e quais os tratamentos disponíveis?

Assim que recebem o diagnóstico, os pacientes são encaminhados à oncologia para avaliação quanto ao tratamento cirúrgico e aos tratamentos sistêmicos. Na oncologia clínica, oferecemos tratamentos como quimioterapia, terapia alvo e hormonioterapia. Além disso, dentro do serviço, temos também radioterapia, braquiterapia e avaliação multidisciplinar dos pacientes com profissionais de enfermagem, nutrição, fisioterapia e psicologia.


- Podemos destacar algum diferencial no setor de oncologia do HRO para o tratamento do câncer de mama?

Oferecemos um atendimento humanizado, buscando compreender as demandas pessoais de cada paciente que nos procura. A rapidez com que as pacientes conseguem iniciar o acompanhamento e o tratamento na oncologia clínica também é um diferencial, já que quem tem câncer tem pressa. 


Além disso, a avaliação integral do paciente é muito importante. Nossas pacientes vêm para consulta, realizam o tratamento e são avaliadas pelos demais profissionais da equipe, que buscam auxiliar no manejo dos sintomas associados à própria doença e aos tratamentos realizados. Em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, também disponibilizamos lenços, perucas e sutiãs com enchimento para as pacientes mastectomizadas.


- Após o tratamento, como é o acompanhamento e a rotina das pacientes?Avaliamos os pacientes regularmente com consultas médicas de rotina e exames de acompanhamento, que variam de acordo com o tipo de câncer que o paciente possui e com as queixas que ele apresenta.


- Temos dados do número de pacientes atendidas no HRO/ano com a doença?

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. Somente entre janeiro e outubro de 2024, foram atendidas mais de 1.800 pacientes em nosso serviço.


34 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page