top of page
associacaolenoirva

NOVEMBRO AZUL: Conscientização e Cuidados com a Saúde do Homem

Atualizado: 6 de nov.

O Novembro Azul chama a atenção para a saúde do homem, com foco nas doenças da próstata e na importância do diagnóstico precoce de condições como hiperplasia prostática benigna (HPB) e câncer de próstata. Além disso, o mês reforça a conscientização sobre outros temas relevantes, como doenças cardiovasculares, saúde mental, tabagismo e alcoolismo, incentivando o cuidado integral com a saúde masculina.


A HPB é um problema comum entre homens acima dos 50 anos, resultante do aumento natural da próstata. Essa condição afeta o sistema urinário e pode causar sintomas como dificuldade para urinar, aumento da frequência urinária noturna, escapes urinários e, em casos graves, até obstrução total da bexiga. Em situações mais severas, os pacientes necessitam de sondas e bolsas de urina enquanto aguardam por cirurgia.


O Hospital Regional do Oeste (HRO) é um dos centros de referência em saúde masculina e oncologia na região Oeste de Santa Catarina, atendendo 132 municípios. Com uma equipe multidisciplinar de especialistas, o HRO se destaca pela qualidade técnica e ética no tratamento de diversas condições, incluindo o câncer de próstata.


O câncer, que é o tema central do Novembro Azul, tem diferenças em relação à HPB. “O câncer de próstata é uma doença maligna e não pode ser totalmente prevenido. No entanto, hábitos saudáveis e o diagnóstico precoce são essenciais, já que aumentam as chances de cura para até 95% nos casos iniciais”, orienta o urologista do HRO, Marcelo Zeni. 


Oeste Sem Sonda

Como parte das ações do Novembro Azul, o urologista Marcelo Zeni, com apoio institucional do HRO, está promovendo um mutirão cirúrgico para o tratamento de pacientes com HPB, oferecendo, a alguns destes pacientes, a técnica de Enucleação Endoscópica da Próstata com Laser de alta potência (HoLEP ou ThuLEP). 


A ação, idealizada pelo urologista Marcelo Zeni, foi denominada “Oeste Sem Sonda”, é uma alusão ao fato de que, muitos destes pacientes que aguardam cirurgias em filas do SUS estão utilizando sondas e bolsas de urina; com a cirurgia, este problema será sanado; daí o nome "Oeste Sem Sonda". “Estes procedimentos, minimamente invasivos, utilizando o laser de alta potência, que de maneira pioneira trouxemos para a região Oeste de Santa Catarina, é considerado o mais moderno para o tratamento da condição, proporcionando mais segurança e eficiência”, destaca o médico. O mutirão atenderá algumas dezenas  de pacientes em fila de espera pelo SUS, não apenas no mês de Novembro, mas com ações que se estenderão também ao longos dos próximos meses, oferecendo a estes pacientes a possibilidade de uma melhora significativa na qualidade de vida, sem custos adicionais ao sistema público de saúde, por ser uma campanha custeada pela iniciativa da equipe médica e de apoiadores de algumas empresas privadas da região.


A ação reforça o compromisso da ALVF-HRO com a saúde do homem, proporcionando um tratamento avançado e de alto impacto para a população, e faz parte do movimento Novembro Azul, ampliando a conscientização e promovendo o cuidado integral da saúde masculina.

32 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page