
O Hospital Regional do Oeste (HRO) recebeu na segunda-feira (3), a 14ª turma de Residência Médica, fruto do termo tripartite entre a Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) e a 7ª turma de Residência Multiprofissional e Uniprofissional da ALVF, em parceria com a Unochapecó, a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e a UFFS.
O primeiro dia de trabalho dos residentes foi marcado por uma recepção realizada no Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão do Hospital Regional do Oeste (HRO), seguido de palestras sobre o funcionamento de todos os processos da instituição, além de Normativas do Controle de Infecção Hospitalar; Núcleo de Segurança do Paciente; LGPD; Segurança do Trabalho e outras normas.
A residência médica conta com os Programas de Anestesiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Ortopedia e Traumatologia e Medicina Intensiva, que possuem duração de dois a três anos com carga horária de 60 (sessenta) horas semanais e são reconhecidos pelo Conselho Nacional de Residência Médica, do Ministério da Educação (MEC).
Já a formação da Residência Multiprofissional, que dura 24 meses, é intensiva, com 80% do tempo dedicado à prática em serviço e 20% a atividades teóricas. São oferecidas três vagas por área, nas áreas de Enfermagem, Nutrição, Farmácia e Psicologia e Residência Uniprofissional de Urgência e Emergência na especialidade de Enfermagem em Urgência e Emergência.
A enfermeira residente multiprofissional em Oncologia, Thais Machado, de 25 anos, é uma das profissionais que iniciou a formação nesta turma. Ela conta que a escolha por realizar o programa no HRO foi feita por acreditar no potencial de capacitação e qualificação que o hospital pode oferecer. “Ter feito estágio supervisionado obrigatório aqui na instituição também foi um fator super importante para compreender o impacto que o Departamento de Oncologia do Hospital Regional causa na vida da população chapecoense e também das demais cidades que acabam sendo beneficiadas com o serviço. Realmente foi um divisor de águas. Sou muito grata pela instituição e pela residência multiprofissional”, destaca.
O Coordenador da Comissão de Residência Médica (COREME) e do Programa de Cirurgia Geral, Dr. João Batista Baroncello, reforça a grandiosidade do HRO como um dos diferenciais para os residentes, já que o hospital é referência em alta complexidade em diversas áreas e atende uma região com mais de 1,5 milhão de habitantes. “A diversidade de casos atendidos, desde oncologia e politraumatizados até cirurgias eletivas e pediatria, proporciona uma formação abrangente e de qualidade aos residentes”, destaca.
Os programas de Residência são essenciais para a formação de profissionais de diversas áreas da saúde, capacitando-os para atuar de forma integrada e especializada no sistema de saúde regional. Os profissionais residentes também recebem uma bolsa via Ministério da Saúde (MS) do programa SIGRESIDÊNCIA.
O Gerente Assistencial e da Qualidade do HRO, Ernandi Seerig Palmeira, destacou em sua fala de boas-vindas aos residentes a importância do atendimento humanizado e focado no bem-estar do paciente. “Nós todos, profissionais de saúde, sabemos que o nosso trabalho não existe se não tivermos pacientes. Então, em primeiro lugar, é a valorização do nosso paciente. Nós, ainda mais por sermos um hospital que atende pelo SUS, temos uma obrigação moral e profissional de cuidar de todos. É uma vida que aqui está. É o amor de alguém. E nós vamos trabalhar da melhor forma possível”.
As residências são mais uma das grandes conquistas da Associação Lenoir Vargas Ferreira (ALVF) para a saúde da região, ampliando a formação de profissionais da saúde que tenham vínculo com as necessidades locais, em busca de melhoria da qualificação profissional para atender a população de todo o Oeste Catarinense.
Comments