HRO promove evento “Laço de Cuidado” em alusão ao Outubro Rosa
- associacaolenoirva
- 24 de out.
- 2 min de leitura
O auditório do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão do Hospital Regional do Oeste ficou lotado na quinta-feira, 23, para o evento Laço de Cuidado, em alusão ao Outubro Rosa. O evento contou com palestras, make express e sorteio de prêmio com consultoras Mary Kay, além da participação dos Doutores Risonhos na recepção dos participantes e um coffee break ao final do evento, reunindo colaboradores da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF) e público externo.
O Cirurgião Oncológico e Mastologista, Dr. Marcelo Moreno, ministrou a palestra “Câncer de Mama: da Prevenção ao Tratamento” trazendo dados importantes e respondendo dúvidas das mulheres presentes no auditório.

O cirurgião destacou que o câncer de mama é o câncer humano mais comum do planeta, 1 em cada 8 mulheres passará por ele ao longo da vida. Entre os muitos fatores para a alta incidência deste tipo de câncer em nossa região, Dr. Moreno citou “o alto uso de agrotóxicos no Brasil e a contaminação do lençol freático, que são causas que já tem estudos sendo feitos ao longo dos últimos anos”. O médico também destaca que além do autoexame, a mamografia anual a partir dos 40 anos é fundamental para o diagnóstico precoce e sucesso do tratamento e ressalta a importância da atividade física de alto impacto, as chamadas atividades aeróbicas, como um grande aliado para a prevenção da doença.
Já a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Chapecó, fez palestra com o tema “Rede de Apoio e Voluntariado no Combate ao Câncer de Mama”, com Tanis Legal e Juliana Trentin, que lembraram que a prevenção ainda é o melhor caminho quando se trata de câncer de mama.

As palestrantes fizeram uma pedido para que as mulheres priorizem sua saúde e incentivem as pessoas que amam a fazer o mesmo. Ainda ressaltaram que um dos grandes diferenciais de Chapecó é não ter fila para mamografia e explicaram sobre os diversos programas e atividades desenvolvidas pela Rede, como o Programa Acolher, que oferece apoio e projetos para as mulheres chapecoenses em tratamento oncológico.



Comentários