O Hospital Regional do Oeste (HRO), administrado pela Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira, atingiu 100% de conformidade na avaliação nacional das práticas de segurança do paciente - hospitais com UTI. Entre os participantes catarinenses apenas o HRO e o Hospital São José de Maravilha tiveram 100% de conformidade na avaliação nacional das práticas de segurança.
O Relatório da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente: hospitais com Unidade de Terapia Intensiva (UTI) – 2023, foi elaborado pela Gerência de Vigilância e Monitoramento em Serviços de Saúde (GVIMS), da Gerência Geral de Tecnologia em Serviços de Saúde (GGTES), da Terceira Diretoria (DIRE3) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O documento foi publicado em abril de 2024.
A avaliação teve algumas etapas, previstas no Plano Integrado para a Gestão Sanitária da Segurança do Paciente em Serviços de Saúde 2021- 2025 da Anvisa. As etapas consistiram em: sensibilização dos hospitais, preenchimento de formulário, análise dos formulários e da documentação, classificação preliminar dos serviços em relação à conformidade com as práticas de segurança do paciente, devolutiva dos resultados, avaliação in loco e revisão da classificação dos serviços avaliados, consolidação dos resultados nacionais e por estado.
Na análise foi levado em consideração indicadores, entre eles estão: protocolo para prevenção de quedas, de prática de higiene das mãos, para segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, conformidade da avaliação do risco de lesão por pressão, regularidade da notificação mensal de incidentes relacionados à assistência à saúde, do monitoramento mensal de consumo de antimicrobianos em UTI, entre outros.
Conforme o relatório, houve diminuição no número de inconformidades dos indicadores de práticas de segurança do paciente, quando comparado aos anos anteriores, em especial, nos últimos anos de aplicação da avaliação, o que mostra que os serviços de saúde participantes empreenderam esforços e ações locais de melhoria destes indicadores.
Para que essas práticas se mantenham e se fortaleçam, o relatório sugere o fortalecimento da “Cultura de Segurança do Paciente”, uma vez que favorece a implantação de práticas seguras e a minimização de riscos e danos aos pacientes causados por falhas na assistência prestada.
O HRO fortalece seu compromisso de continuar seguindo as recomendações do documento e tendo como objetivo a segurança e qualidade no atendimento dos nossos pacientes e comunidade do Oeste de Santa Catarina.
O relatório pode ser consultado no link:
Comments