top of page
  • associacaolenoirva

HRO apresenta resultados positivos após consultoria externa

Reunião realizada nesta terça-feira (3), contou com a presença do Secretário de Estado da Saúde

O Hospital Regional do Oeste (HRO), administrado pela Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF), apresentou na manhã desta terça-feira (3), os resultados alcançados pela instituição a partir da consultoria externa que vem sendo realizada pelo Hospital Santo Antônio (HSA) de Blumenau, desde fevereiro deste ano.


A melhoria nos processos internos tem como objetivo o aprimoramento dos serviços e a autossustentabilidade financeira do HRO. Por isso, muitas outras ações já foram realizadas, como a implementação de um setor de Gestão de Qualidade, novos leitos (5 UTI pedi, 10 Ucinco, 2 Ucinca), redução de despesas, pesquisas de clima organizacional, reestruturação organizacional e fortalecimento das lideranças.


Após seis meses de muito trabalho e envolvimento da equipe, os resultados já começaram a aparecer. Um deles foi a redução na média de permanência dos pacientes, que passou de 5,6 dias para 3,6, uma queda de 35% no tempo anterior. 


Outro bom indicativo é o aumento do número de cirurgias, que subiu de 775 para 1.108 ao mês, representando 30% de crescimento. Esses números impactam diretamente no aumento da receita operacional da instituição, cuja arrecadação subiu em 18%.


O Gerente Geral do HSA, Rafael Branco Bertuol destacou a satisfação em ver a dedicação das pessoas e os resultados já alcançados. “Estamos muito felizes porque teve resultados bem expressivos, houve uma melhora expressiva em processos assistenciais e nosso entendimento é de que o hospital está evoluindo bastante. A equipe teve um bom engajamento no sentido de entender que o plano estratégico fazia sentido para o hospital e agora é seguir nesse ritmo para que o HRO esteja entre os melhores hospitais de Santa Catarina”, ressalta.


O Secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi Silva, afirma que o governo do Estado pretende levar a saúde para mais perto das pessoas, e essa ação conjunta entre HRO, ALVF, Hospital Santo Antônio de Blumenau e Estado de SC deve prosseguir. ““O governo do Estado está levando a saúde para mais perto das pessoas, o Regional é a referência de toda a Macro-Oeste, todo o Grande Oeste tem algum tipo de serviço que é atendido aqui. Ficamos muito satisfeitos com as ações que foram apresentadas. Vamos continuar acompanhando e apoiando para que possamos alcançar o objetivo proposto”, ressalta.


Também presente na reunião, a Gerente Regional de Saúde, Gilvana Schneider, relembra o quanto o processo tem sido significativo e positivo para todos. “Já estamos colhendo resultados, que também são percebidos nas reuniões de secretários de saúde, por exemplo, onde recebemos muitas sinalizações positivas, sobre como tem aumentado já o número de cirurgias, menos reclamações”, afirma.


Também participaram da reunião os membros da consultoria do HSA, sendo o Presidente e o vice do Conselho Curador - Tadeu Aví e Luiz Carlos Cenzi Rebellato. Estiveram presentes ainda o Secretário Municipal de Saúde, João Lenza Neto, além de membros da Associação Hospitalar Lenoir Vargas Ferreira (ALVF), a direção geral e técnica do HRO, gestores das áreas administrativa, médica e de enfermagem. 


O Presidente do Conselho de Administração da ALVF, Ingon Luiz Rodrigues, ressaltou a importância da consultoria e do diagnóstico que apresentou os caminhos para as melhorias necessárias no HRO, um exemplo que deverá ser levado a outras instituições administradas pela associação. “Vemos como essencial essa assessoria, ela vem tecnicamente e mostra um caminho científico para que a gente possa atingir os objetivos”, revela.


Ele também salienta a participação dos colaboradores em todos os processos. “A gente conversa com eles e sente que têm uma força de vontade impressionante de querer acertar e trabalhar nesse sentido. A gente acredita neles e tem confiança que conseguirão fazer acontecer”, finaliza. A Diretora Técnica do HRO, Dra. Camila Cassol Brum complementa que esse foi o primeiro passo para uma jornada de mudanças. "Vivemos um período de trabalho intenso, quando ajustes que terão grande impacto em nossa qualidade assistencial foram iniciados. É hora de agradecer a todos os envolvidos e nos comprometermos a seguir esse caminho", reforça.


O Diagnóstico Situacional reforça ainda mais a intenção da ALVF na busca por sempre aprimorar os processos, promover o bem-estar dos colaboradores e uma  prestação de serviços cada vez melhor no atendimento de toda a população do Grande Oeste.


79 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page