top of page
associacaolenoirva

Expansão das residências em Chapecó: Um marco na saúde regional



Os programas de residência têm como objetivo principal proporcionar uma formação prática intensa e de qualidade, preparando os profissionais para os desafios do mercado de trabalho e para a melhoria da qualidade do atendimento no sistema de saúde.

Desde 2010, a formação de médicos tem sido uma prioridade em Chapecó, por isso a Associação Lenoir Vargas Ferreira (ALVF) e a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó) iniciaram uma parceria. Em 2015, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) se juntou ao projeto, formando um termo tripartite que fortaleceu a manutenção desses programas. Esta colaboração tem sido essencial para o desenvolvimento e expansão das oportunidades de formação médica na região

A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, caracterizada por treinamento em serviço. Este período de formação visa proporcionar ao médico residente uma experiência prática e teórica aprofundada em uma área específica da medicina, permitindo-lhe adquirir competências essenciais para o exercício pleno da especialidade escolhida. Os residentes passam a maior parte do tempo em ambientes hospitalares ou ambulatoriais, aplicando conhecimentos teóricos na prática e desenvolvendo habilidades clínicas sob supervisão, embasadas nos princípios do SUS e nas resoluções da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM)..

Os programas de residência médica são coordenados pela ALVF, UFFS e Unochapecó, e estão em expansão para atender à crescente demanda por profissionais de saúde na região. Em 2023, a CNRM credenciou mais 23 vagas, aumentando significativamente a capacidade de formação de especialistas.


Os residentes recebem formação principalmente no Hospital Regional do Oeste (HRO) e no Hospital da Criança Augusta Müller Bohner, além de unidades de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó. Este modelo de ensino é regulamentado pela Lei nº 6.932/1981 e pelas resoluções da CNRM, proporcionando aos médicos residentes uma imersão prática e teórica nas suas especialidades.


Vagas e especialidades

Atualmente, são oferecidas 19 vagas anuais em especialidades como Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia, e Pediatria. Com a recente ampliação, novas vagas foram adicionadas em Medicina Intensiva, totalizando 42 residentes em 2024, sob a Coordenação Geral do Me. Médico João Batista Baroncello. A distribuição atual das vagas é:

Anestesiologia: 3 R1, 3 R2 e 3 R3

Clínica Médica: 4 R1 e 3 R2 (uma vaga em aberto)

Cirurgia Geral: 4 R1, 4 R2 e 4 R3

Ginecologia e Obstetrícia: 2 R1, 2 R2 e 2 R3

Ortopedia e Traumatologia: 3 R1, 3 R2 e 3 R3

Pediatria: 3 R1, 3 R2 e 3 R3


Cabe destacar que além das vagas descritas acima, em breve será lançado edital para o Programa de Terapia Intensiva.


Residência Multiprofissional e Uniprofissional

Além das residências médicas, o HRO oferta desde 2019 programas de Residência Multiprofissional, com ênfase em Oncologia, e Uniprofissional, focados em Enfermagem em Urgência e Emergência. Esses programas são realizados em parceria com a ALVF, UFFS, Unochapecó, e Udesc, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Chapecó.

A residência multiprofissional é voltada para profissionais da saúde que não são médicos, formando-os para atuar de forma integrada e interdisciplinar nas diversas áreas do sistema de saúde. Já a residência uniprofissional é destinada à formação de profissionais em uma única área específica da saúde, promovendo um treinamento mais específico e concentrado.

Esses programas são autorizados pela Comissão Nacional de Residência em Saúde (CNRMS) e financiados pelo Pró-Residências/SIGRESIDÊNCIAS do Ministério da Saúde. Eles possuem regime de dedicação exclusiva e duração de 24 meses, com uma carga horária total de 5.760 horas, das quais 80% são dedicadas à prática em serviço e 20% a atividades teórico-práticas.

Atualmente, os programas oferecem 15 vagas credenciadas na CNRMS, distribuídas anualmente nas seguintes especialidades do programa Multiprofissional:

Enfermagem: 3 vagas

Nutrição: 3 vagas

Farmácia: 3 vagas

Psicologia: 3 vagas


Para o Programa Uniprofissional, há 3 vagas focadas em Enfermagem em Urgência e Emergência. O HRO conta com um total de 28 residentes, distribuídos da seguinte forma:


Programa Multiprofissional

  Enfermagem: 3 residentes no primeiro ano (R1) e 3 no segundo ano (R2)

  Nutrição: 3 R1 e 3 R2

Psicologia: 3 R1 e 2 R2 (uma vaga em aberto)

Farmácia: 2 R1 e 3 R2 (duas vagas em aberto)

-Programa Uniprofissional em Enfermagem em Urgência e Emergência: 3 R1 e 3 R2

A coordenadora geral da COREMU, Me. Enfermeira Jussara dos Santos Valentini, destaca a importância do treinamento em serviço: “Diferente de outras especializações, a residência em serviço, com uma carga horária extensa, permite que o profissional atue na realidade prática sob supervisão, qualificando-o de maneira robusta. Conseguimos credenciar programas devido à nossa necessidade loco regional e temos 100% de bolsas, algo raro em outros hospitais do Brasil.”

Essa expansão representa um ganho significativo para a comunidade de Chapecó e regiões adjacentes, assegurando a formação de mais médicos especialistas para atender à crescente demanda por serviços de saúde.


19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page