top of page

Cuidados Paliativos em UTI e Extubação Paliativa são tema de palestras no HRO

  • associacaolenoirva
  • 30 de jun.
  • 2 min de leitura

Nos dias 24 e 27 de junho o Hospital Regional Do Oeste realizou as palestras “Cuidados Paliativos em UTI” e “Extubação Paliativa”, ministradas pela Dra. Barbara Bazzano, Cirurgiã Oncológica e coordenadora do serviço de cuidados paliativos do HRO.

 

As palestras foram realizadas no auditório do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão do HRO, das 19h às 22h. Os profissionais interessados puderam participar no local ou ainda acompanhar ao vivo através de um link de transmissão disponibilizado aos inscritos. 


Durante os encontros, foram tratados temas como o conceito de cuidados paliativos; quando indicar e quais as bases bioéticas que respaldam a abordagem, que consiste em um conjunto de práticas voltadas à melhora da qualidade de vida de pessoas com doenças graves, crônicas ou em estágio avançado, priorizando o conforto, a dignidade e o bem-estar da pessoa em situações de saúde complexas ou irreversíveis.


O foco é o alívio do sofrimento, controle de sintomas e apoio emocional, social e espiritual tanto ao paciente quanto à sua família, com participação de médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas e outros profissionais.


A doutora Bárbara revela que os temas das palestras são considerados polêmicos e ainda pouco discutidos na nossa região. “Muitas pessoas acreditam que cuidados paliativos são antagônicos à UTI, que é um lugar de tratamentos mais invasivos, mas eles andam juntos e são complementares”, comenta.


Por esse motivo, a abordagem é de extrema importância, pois, segundo ela, todos os pacientes de UTI com doenças graves correm risco de vida, e merecem um tratamento multiprofissional. “A equipe de cuidados paliativos vai auxiliar no controle de sintomas, na comunicação com a família e na avaliação de proporcionalidade de benefício e malefício dos tratamentos”, revela.


Ela destaca que a abordagem é considerada um diferencial no serviço hospitalar, com benefícios além do bem-estar do paciente. “Evita que a equipe entre em Burnout, pois adequa os tratamentos às reais necessidades e valores do paciente, diminuindo o sofrimento da equipe ao ver que os pacientes estão sendo bem tratados e estão se recuperando melhor”. 


O HRO, sempre preocupado em atualizar e capacitar os profissionais de todas as áreas da instituição, realiza periodicamente palestras, treinamentos e outras capacitações, sempre focados na excelência na atenção ao paciente e na melhoria constante do atendimento prestado.

 
 
 

Comments


bottom of page